sábado, 26 de dezembro de 2009

Preparação para a criação

Vem ai a época de criação e todos os criadores se preocupam com a preparação dos seus reprodutores. Neste aspecto tenho que dar a mão à palmatória, pois durante muitos anos fiz a preparação ministrando anti-bióticos que considerava serem preventivos em relação a determinadas doenças. Hoje reconheço que todos os criadores, que tantas vezes contrariei, que defendem a não utilização de anti-bióticos como preventivos tinham toda a razão. Desde que deixei de intoxicar as aves comecei a obter muito melhores resultado e a ter aves mais saudáveis. Penso que este sucesso se deve em grande parte à alimentação, principalmente das fêmeas. Durante a muda e até à aproximação da reprodução, tenho as aves em espaços grandes, onde podem voar livremente e banharem-se. Neste período a alimentação é feita à base de sementes e verduras com um complemento de proteína animal. Dado o esforço que as aves têm durante a muda, regularmente administro um complexo vitamínico que seja rico em aminoácidos (essenciais para a renovação das penas). Quando de aproxima a reprodução retiro os machos das voadoras e coloco-os em gaiolas isolados, com uma alimentação normal, onde desenvolvem o cio. As fêmeas requerem mais atenção, mudando-as para voadoras mais pequenas, onde permanecem juntas. A sua alimentação é diferente pois têm de ser preparadas para a função de formação e postura dos ovos. Embora as sementes sejam a base dessa alimentação, não podem ser esquecidas as necessidades de cálcio, fósforo e proteínas, dando uma a duas vezes por semana papa, o que vou aumentando à medida que se aproxima a reprodução. Por vezes as coisas simples são as mais eficazes e naturalmente temos tendência a complicar pois queremos fazer tudo pensando que é o melhor.

3 comentários:

  1. Em primeiro lugar gostava de deixar as minhas felicitações por este belo espaço e salientar a qualidade dos artigos aqui referenciados.
    Neste capitulo, concordo com o Fernando, quanto mais simples é a preparação melhor. Gostava só de lhe perguntar se naõ faz nenhum tratamento preventivo para a cocidiose, colibacilose, salmonelas, ácaros etc. antes da reprodução. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Carlos Ramos, agradeço o comentário realçando que o objectivo deste blog é trocar informação e fazer com que a nossa experiência seja partilhada. Deve ser para isso que estas coisas servem. Em relação à pergunta que faz só posso dizer que preventivos com antibióticos não! Há sementes que substituem os antibióticos como preventivas, e em caso de se manifestar qualquer perturbação deve ser feito o tratamento adequado. Quando isto acontece só há uma solução, consultar um veterinário. Ando nisto há já vários anos e cheguei à conclusão que pouco ou nada sabemos. Andamos a percorrer os blogs procurando soluções rápidas e fáceis, mas a grande verdade é que quase todas essas soluções nada de cientifico traduzem. Aliás esta questão é de tal forma importante que sou levado a transformar esta resposta num dos próximos artigos a publicar neste blog.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Fernando
    Perguntava isso, porque a maior parte dos colegas que conheço, pratica a preparação para a reprodução com tratamentos preventivos à base de quimicos artificiais.

    Um abraço

    Carlos Ramos

    ResponderEliminar